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FRATERNIDADE, CARIDADE E AMOR AO PROXIMO


Rituais
Rituais

Rituais na Umbanda

Amaci

O Amaci é o primeiro sacramento da Umbanda para os umbandistas. è a iniciação dos filhos para entrarem no mundo dos trabalhos da Umbanda. Não é o mesmo que batismo, já que este tem como finalidade purificar o encarnado dos pecados anteriores, simbolicamente.
O batismo é como uma limpeza para que se inicie uma jornada nova, é uma opção da pessoa ou de seus pais em viver conforme as leis divinas, aceitando e querendo que a pessoa batizada aprenda a enxergar e a interpretar a luz dos Orixás (de Deus), e pode ser recebido por qualquer pessoa.O Amaci, por sua vez, é destinado apenas aos filhos que já trabalham na corrente mediúnica, e tem uma forte vontade e desejo de continuarem como trabalhadores da seara mediúnica umbandista.
Ou seja, para os médiuns que já têm certa convicção de que o caminho para se iluminarem e levarem luz para os seres vivos é a Umbanda.O ritual do Amaci começa com a escolha de padrinhos encarnados e desencarnados. O médium que irá fazer o Amaci deverá passar por uma preparação de 7 (sete) dias. Entre as obrigações desses dias está uma dieta controlada abolindo-se completamente as carnes, outras abstinências, banhos diários, entre outras coisas. No dia do Amaci, que acontece em gira própria ou em uma gira convencional, o ritual se dá, em suma, por meio de uma lavagem da cabeça, um banho no chacra coronário, trazendo a vibração do Orixá do médium para mais perto desse filho. (Perceba que os banhos de descarrego e imantação são realizados do pescoço para baixo. Apenas o Pai-de-Santo, ou uma de suas entidades poderão promover o banho de sua cabeça).Junto com a lavagem que é uma imantação dos chacras, existem outros ritos que têm a finalidade de imantar e harmonizar os chacras bem como os corpos astrais e etérico para a prática mediúnica voltada para a Caridade.Dessa forma pode-se dizer que o Amaci tem como finalidade:
a) apresentar o filho ou a filha para o seu Orixá como um de seus instrumentos para o exercício de Seu Amor e de Sua Luz;
b) imantar e entregar a coroa do médium para o seu Orixá Ancestral;
c) iniciar o médium como um membro ativo da Umbanda, com responsabilidades e compromissos com os Orixás (compromissos e responsabilidades são amar o próximo, dedicar parte de sua vida para exercer sua religião com amor e respeito e disciplina. Doar suas energias e tempo para o bem de teu próximo, doar seu corpo, mente e alma para promover a caridade - o amor essencial.)
d) manter esse médium assistido e cuidado, já que sua coroa vibrará na intensidade e na força da Casa, sendo alimentado seu chacra coronário constantemente, garantindo mais segurança e harmonia para esse filho ou filha, possibilitando um maior cuidado e zelo do Pai-de-Santo com seus filhos do ponto de vista espiritual;Entendamos que o Amaci é mais uma benesse para o médium que qualquer outra coisa. É uma firmeza e garantia para os filhos e filhas.O Amaci não é um compromisso de nunca mais sair da Umbanda, não é o fechamento da porta de saída, não é uma responsabilidade que não se possa posteriormente ser desistida. Ou seja, amanhã caso um filho ou filha desejarem sair da Umbanda, ou mesmo sair dessa casa poderão fazê-lo de forma tranqüila e natural. O Amaci pode ser levantado a qualquer momento a pedido do médium. Ele tem razão de existir enquanto o médium for praticante da Umbanda de forma ativa. Assim não é um compromisso para toda a vida, é um compromisso que respeita totalmente o livre-arbítrio. O maior compromisso dos médiuns foi feito antes de seu reencarne, o Amaci é apenas uma primeira confirmação desse compromisso.

Batismo


Temos que ter em mente que o batismo significa o recomeço o acordar para a religião em que você se propõem a seguir e a adorar.
Sabemos que o Batismo é algo sagrado e imutável tão sagrado que em nossa Comunidade é reconhecido que o primeiro Batismo na Umbanda será sempre o seu primeiro o seu laço com suas entidades, mas alem do Batismo também temos a cerimônia de confirmação que é a que fortalece esse laço da mesma forma que a primeira, se escolhe um ou mais padrinhos e madrinhas para tal cerimônia que serão testemunhas encarnadas alem do Guia Chefe que irá presenciar tal acontecimento.
Alguns preceitos devem ser seguidos para que possamos estar preparados de corpo e alma para tal cerimônia.

• Na semana anterior a do dia do batismo 7 dias antes devemos acender um vela de sete dias para Oxalá para que nos prepare para a cerimônia e ilumine nosso Ori (cabeça);
• Durante a semana deve-se evitar ambientes carregados e uso de roupas escuras, sempre pense em coisas agradáveis e alegres faça dessa semana a sua melhor semana.
• Devemos nos sete dias anteriores ao do Batismo tomar banho de Tapete de Oxalá (boldo) de cabeça e corpo para mantermos o equilíbrio do espírito.
• No dia da cerimônia devemos providenciar uma Toalha Branca sem desenhos ou estampas, caso saiba seu Orixá de cabeça é permitido colocar fita da cor do Orixá * (conforme cores designadas pelo primado de Umbanda ) sem exageros essa toalha não é usado nas giras apenas nos trabalhos de Cachoeira e Praia.
• No dia da cerimônia devemos providenciar uma Vela Branca simples de Batismo.

 

Quartinha de Anjo de Guarda

 

No ritual de Umbanda Sagrada existem diversas consagrações e dentre elas está à consagração da "Quartinha" ao entrarmos num Terreiro, Casa de Santo, conseguimos avista-lá no altar e em cima da porta do lado de fora das casas.

A "quartinha" significa que ali é um (espaço mágico que é consagrados pelos Orixás) são bastante utilizadas nos assentamentos como força vital de ligação do médium com o Orixá.

Os Templos e Casas de Santos não praticam mais o costume que existe sobre a quartinha que é:

A pessoa quando visitava a casa o dirigente jogava  um pouco da água da quartinha na cabeça sendo ela consulente ou filho de santo da casa, ao terminar a água da quartinha o dirigente renova colocando enchendo a quartinha com água nova, isso significa que a água jogado na cabeça tanto do consulente quanto do filho de santo está realizando a "Transmutação", está purificando as energias do daquela pessoa vindo diretos do alto da cabeça (ori) da pessoa.

Antigamente os Templos, Terreiros, Casas de Santos usavam tanto para a "direita" quanto para "esquerda" as quartinhas de barros (barro cozido) por que era comum no cotidiano das pessoas, a "louça" era um utensílio muito raro e caro na época.

Nos dias atuais os dirigentes dos Templos, Terreiros e Casas de Santos recorrem  fazendo a "quartinha para o Anjo da Guarda" quando o médium inicia dentro da religião.

Pega se uma quartinha de louça, "sem asa" se for para um Homem, "com asa" para a Mulher coloca-se água   e pega um elemento da médium que normalmente é um "chumaço" pequeno do cabelo da pessoa, isso significa que ali a uma ligação direta com o Anjo da Guarda e de energia vital. A água é a "purificação" e o "chumaço" do cabelo significa a "pessoa" nunca deixe a quartinha ficar sem água, pois ali está toda a ligação com o astral celestial.